A Igreja Presbiteriana de Colorado

Histórico
A Igreja Presbiteriana de Colorado nasceu na casa do Presbítero em Disponibilidade, Avelino Gonçalves da Silva, no dia 16 de outubro de 1977, no bairro de Jardim Colorado.
A primeira reunião da nova investida missionária foi presidida pelo Reverendo Francisco da Silva Neto (falecido), pregando nesse dia, o Reverendo Nilton Othon de Almeida Leitão (falecido) na época pastor da 1ª Igreja Presbiteriana de Vila Velha.
Estiveram presentes os irmãos: Avelino Gonçalves da Silva, Jaime Gaudio, Sebastião dos Santos, Leôncio Antonio Medeiros (falecido), Sebastião Balbino, Maria Emerick Medeiros, Anadelma Rohr Gonçalves (falecida), Marcionilia dos Santos, Rosilda Lírio Gaudio, Lucineia Gaudio Rios, Elizabeth dos Santos e os menores Edson Gade dos Santos e Glaudson Rohr Gonçalves. Esteve presente também um conjunto da Mocidade da Igreja Príncipe de Vitória que cantou o hino: “Então minha alma canta a ti Senhor”. A Escola dominical foi organizada no dia 23 de outubro de 1977 sob a Superintendência do Presbítero Jaime Gaudio. A nova congregação contou desde o inicio com três famílias que vieram da Congregação Presbiteriana de Santa Mônica da Igreja Presbiteriana do IBES, hoje vinculada à IPUB. Filiou-se o trabalho à Igreja Presbiteriana do Príncipe em virtude de alguns membros da Congregação pertencerem àquela igreja. Um ano depois (1978), a congregação comprou dois lotes e construiu um galpão e passou a reunir-se na nova construção. No dia 28 de dezembro no pastorado do Reverendo Floriano Lopes Rubim, a congregação inaugurou o seu amplo e bonito santuário. No fim de 1980, o Conselho da Igreja Presbiteriana do Príncipe, enviou ao PCES o pedido para a organização da comunidade em igreja. O Presbitério em 1981, nomeou uma comissão composta dos Reverendos Nilton Othon de Almeida Leitão, Josias Rosa, Eliseu Samuel de Matos e os Presbíteros Elias Rodolpho Bussinger e José de Paula Filho, que no dia 25 de janeiro de 1981 organizou a nova comunidade em igreja. O Secretário da comissão organizadora foi o nosso atual Pastor Reverendo Eliseu Samuel de Matos, que lavrou as 03 atas desta comissão. O primeiro Pastor da igreja designado pelo Presbitério Central do Espírito Santo foi o Reverendo Francisco da Silva Neto.
Na organização da igreja foram arrolados 53 membros comungantes e 33 membros não comungantes.
Na primeira Assembléia da Igreja foram eleitos 04 Presbíteros e 04 Diáconos: PRESBÍTEROS: Jaime Gaudio, Sebastião dos Santos, Avelino Gonçalves da Silva e Onofre Martins de Andrade; DIÁCONOS: Valmir Campanha, Helmo Elias Werner, Benedito dos Santos Gaudio e Demilson Pessoa de Oliveira.
A primeira reunião do Conselho da igreja recém-organizada ocorreu no dia 01 de fevereiro de 1981, às 10 horas e 50 minutos, sob a presidência do Reverendo Francisco da Silva Neto. Nesta reunião foram eleitos os seguintes irmãos: Vice-Presidente do Conselho: Jaime Gaudio, Secretário do Conselho: Avelino Gonçalves da Silva, Tesoureiro da Igreja: Sebastião dos Santos, Representante ao Presbitério: Jaime Gaudio, Suplente: Sebastião dos Santos.
O Jubileu de Prata da igreja foi comemorado no mês de março de 2006 com uma programação variada sempre aos sábados, culminando com cultos nos dias 24, 25 e 26/03/06, ocasião em que esteve presente o Rever. Haveraldo Junior, da IPB Rio de Janeiro. No dia 26/03, por ocasião da Escola Dominical foram homenageados todos os membros fundadores, que receberam uma placa de acrílico comemorativa dos 25 anos.

Comentários

  1. Eu tambem estava la. junto com meus irmaos. Evandro Martins da Silva, Aurea Lucia e Sandra, Sou filho do presbitero Onofre que na epoca era diacono, e estavamos na garagem do Irmao Avelino, seu Jaime, Marcos, Bil, Jaiminho, Jamir pascoal, os filhos do Benedito Santos gaudio, isso antes de comprar-mos os lotes, era ainda na garagem do avelino e da Ana Delma.
    Reunia-mos antes na Igreja do Ibes que era pastoreada pelo pastor Cleves que foi meu professor de historia no plivalente de Itaparica, moro nos estados unidos ha 19 anos e sou Pastor Presidente da Assembly of God In Quincy, e louvo a Deus pelos ensinamentos recebidos ainda na Garagem do irmao avelino. nos tinhamos uma farmacia ai na Avenida vitoria regia em Jardim colorado bem pertinho da casa do Sebastiao dos Santos. que saudades

    ResponderExcluir
  2. Irmão, que bênção!!!
    A igreja com toda certeza se alegra pela sua participação em sua história. Deus abençoe, e quando der, faça-nos uma visita.
    Graça e Paz!!!
    Vou dar notícias suas ao meu Pastor, Eliseu Samuel de Mattos.
    Luciana : lucianadariodosreis@hotmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário