Lições de uma aprendiz - Parte I

Acho que 15 anos de ministério me fizeram aprender algumas coisas, então vou deixar algumas liçoes que aprendi para quem dirige louvores na igreja:

1. Selecione as músicas com carinho e zelo (As músicas são para o Senhor, logo, é a Ele que você deve agradar quando seleciona o que vai cantar. Pergunte a Ele em oração sempre: O que o Senhor quer ouvir nesta noite? Deixa que o Espírito vai te ajudar a escolher corretamente.)
2. Considere a profundidade das letras, (se constrói ou destrói o entendimento das pessoas - lembre-se dos neófitos)
3. Observe se a igreja canta confortavelmente no tom que você escolheu, pois o o objetivo é que todos adorem e não que apenas assistam você cantar ou tocar;
4. Evite falar demais, é um desafio pra mim tb, porque queremos ajudar na compreensão do que estamos cantando, mas a mensagem já está na música, deixe que o pastor pregue!
5. Não permita que pessoas sem compromisso com Deus toquem junto com o ministério de louvor, apenas para entreter-se. Isso é um serviço sagrado, o mínimo que podemos fazer é selecionar pessoas que tem vida com Deus. Pelos frutos conhecemos! Deus não tem compromisso com que não está comprometido com Ele.
6. Seu pastor é seu líder. Se ele diz pra cantar 1 canção/hino, obedeça. Porque a qualidade é melhor do que a quantidade e obedecer é melhor do que sacrificar.
7. A música que se toca depois da pregação, não precisa de ministração, apenas cante.
8. Instrumentista: Não adianta se preocupar com a afinação da sua guitarra/violão/bateria e não se dedicar em "ser instrumento" afinado para o Senhor.
9. Procure selecionar músicas que levem as pessoas a olhar para si mesmas no sentido de buscarem perdão em Cristo, e a se arrependerem de seus pecados. Fale mais de perdão, e menos de promessa. Mais de Deus e menos das bênçãos que ele pode nos dar. Mais de gratidão do que de desejos e anseios...
10. Rapazes, "caras e bocas" como se fossem roqueiros famosos ou até mesmo a "apatia" no altar podem demonstrar que o tipo de relacionamento que vocês alimentam com Deus é superficial e momentâneo. Sejam sinceros, tenham reverência, adorem! Deus vê o coração!
11. Princesas de Jesus, busquem a direção de Deus na escolha de suas roupas no altar, pois se o que vocês vestem não pode ser usado na igreja, tb não pode ser usado na rua (você é templo de Deus).
12. Se nada do que eu disse acima faz sentido para você, sugiro que reavalie a sua visão sobre ministério e a sua função dentro dele.
É isso aí, que vocês aprendam com os meus erros e acertos e não precisem levar 15 anos pra aprender tudo isso... Graças a Deus por isso.

(...continua)

Paz!

Comentários