1 de julho de 2014

QUE TIPO DE ÁRVORE SOMOS?

Já passei por muitas coisas nessa vida e já me decepcionei com muitas delas. Acredito, honestamente, que já decepcionei pessoas também, especialmente quando não correspondi às suas expectativas, mas isso sempre vai acontecer, por mais que nos esforcemos, pois somos falhos e imperfeitos.
Há aqueles que se decepcionam com tudo, inclusive com Deus, o Criador onisciente, onipresente e onipotente, especialmente quando Ele não faz ou não dá aquilo que querem, no momento que querem, do jeito que querem, mas onde está a diferença entre nós e Deus? A diferença é que Ele sabe onde nossos desejos nos levarão. O não e o sim de Deus sempre cooperam para o nosso bem.

COMO LIDAR COM AS CRITICAS, ENTÃO?

Quando estamos fazendo algo e alguém não reconhece o nosso valor, antes de nos deixarmos abater pelas criticas ou pela ausência de importância que ela dispensa a nós, devemos questionar se essa pessoa está em condições de criticar ou desvalorizar o seu empenho. Outra coisa que é preciso observar é se essa pessoa não pode mesmo estar com a razão.


Vejamos os cenários:


O tom de voz que essa pessoa usa quando expõe pra você um problema é respeitoso, demonstrando claramente que ela quer lhe ensinar?
Esta pessoa faz ou já fez o que você está realizando? Foi bem sucedida? Tem mais experiência que você?

ATITUDE:
Se ela tem, seja humilde e ouça atentamente, absorva o que for útil e aprenda com isso e seja grato, porque já é uma vitória ela ter disposição para compartilhar o que sabe e não te deixar quebrar a cara sozinho. As vezes nós agimos como se tivéssemos nascido sabendo e acredite, não há sabedoria nenhuma nisso. Se você acha que ninguém sabe mais que você meu caro, quero lhe dizer que você está redondamente enganado. Não há quem saiba mais ou menos, o que há são saberes diferentes, escolas distintas, e até a vida é uma escola. Quem já está a quilômetros à sua frente, já passou pela estrada que você está agora, então, ela sabe o "caminho das pedras", não há nenhuma vergonha em admitir que não sabe.


Agora, por outro lado, se as criticas que você recebe vem de pessoas que nunca fizeram nada, e que quando o problema existia, antes de você chegar, nunca puxaram pra si a responsabilidade de resolvê-los, então, da mesma forma, seja humilde, absorva o que for útil dentro do que ela disser, mas não se deixe abater a ponto de desistir de tudo por causa do que ela disse e da sua maneira ríspida de criticar.  Há um dito popular que deve ser considerado sempre: Ninguém atira pedras em árvore que não dá fruto!

Avalie se os frutos que você dá estão nutrindo pessoas ou estão apenas amenizando a necessidade delas. Se a raiz da sua árvore estiver plantada na palavra de Deus, seus frutos serão vistos de longe, os ventos, ainda que fortes, jamais te derrubarão.
Voando, correndo, andando ou se arrastando, não pare! Siga em frente!!!

Deus te abençoe!

Luciana Reis
Apenas serva do Senhor
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário