MARCAS



Uns dias atrás eu estava na cozinha com meus pais conversando e observei com um pouco mais de atenção as marcas que haviam no corpo de meu pai. Meu pai é um homem de quase 80 anos. Sua vida fora marcada de muitas maneiras, física, emocional e espiritualmente. Marcas de cirurgias, marcas de acidentes e marcas de alianças espirituais, à frente você vai entender. Lembro-me de na infância ouvir, muitas vezes, papai se queixando e às vezes até chorando escondido, por algumas palavras duras que ouviu de quem ele amava, por coisas que esperava ter recebido de pessoas importantes na vida dele, na infância, adolescência, juventude e fase adulta e que não recebeu. Ele, como muitos de nós, criou expectativas muito grandes sobre outras pessoas e não foi correspondido e isso lhe deixou marcas de natureza emocional em sua alma. 

Eventualmente conversamos sobre o passado e percebo no rosto dele uma certa tristeza, mas também uma certa saudade. Um desejo natural de poder voltar e fazer diferente. Ao observar com mais atenção as marcas no corpo de meu pai, notei que uma delas tinha o formato de uma cruz.


Essa marca da cruz, bem como outras marcas no corpo dele foram feitas quando ele era um grande líder espírita, por ocasião de sua cerimônia de confirmação no Candomblé. Era parte do ritual de iniciação marcar o peitoral, o braço, a cabeça, partes importantes do corpo humano. É como uma espécie de selo, que evidencia para os outros que você tem um dono, que você tem uma aliança com aquele que fez a marca em você. É muito interessante observar que Satanás, em sua limitação, não cria absolutamente nada, apenas copia e deturpa aquilo que Deus criou.

A Bíblia relata que várias pessoas foram marcadas de forma visível e também invisível, e por diversas razões. Alguns exemplos:
·        Caim, foi marcado fisicamente para não ser morto devido à sua transgressão (Gn 4.15).
·        Jacó recebeu uma marca visível em seu corpo, resultado de uma luta. Gn 32.22-29.
·        Jó foi marcado em sua alma pela grande perda que sofreu.
·        A Mulher que há 18 anos estava aprisionada por Satanás, entrava e saía da sinagoga, encurvada, como se sua coluna fosse deficiente. A Bíblia diz que ao ter um encontro com Jesus aquela mulher foi liberta e aquela marca aparente de aprisionamento se desfez. Lucas 13:16
·        A Biblia também relata que o próprio apóstolo Paulo fala de suas marcas por seguir a Cristo.  
o   “Sem mais, que ninguém me perturbe, pois trago em meu corpo as marcas de Jesus. Gálatas 6:17

Essa aliança que papai havia feito no tempo da ignorância fora desfeita posteriormente, porque Ele teve seus olhos desvendados. Deus o resgatou e agora, ele tem a marca de Cristo, invisível, poderosa, capaz de anular toda e qualquer aliança feita anteriormente, seja no mundo natural ou no mundo espiritual. Hoje ele se alegra em Cristo. Se você está na mesma situação, creia, pois se Cristo te libertar, verdadeiramente serás livre.
Toda essa introdução tem por objetivo te mostrar algumas verdades a respeito das marcas que a vida deixa em nós.

Nós vamos passar por muitas aflições neste mundo, isso é um fato. Jesus nos alertou sobre isso, lembra? Talvez você seja uma viúva, marcada pelo luto, que sente muita tristeza por não ter mais o seu amor aqui para dividir a vida com você. Talvez você seja a filha que teve de enterrar sua mãe, que lutou contra uma doença grave, mas não conseguiu vencer a enfermidade e veio a falecer. Talvez você seja aquela menina que no tempo da ignorância, por falta de orientação, abortou seu filho, por medo e hoje, mais madura, ainda sofre com a marca da vergonha em sua alma porque não consegue se sentir perdoada. Talvez sua marca seja porque sua mãe te abandonou ou nunca foi capaz de expressar carinho, afeto por você. Talvez você seja aquela jovem que entregou sua pureza para um rapaz e que ele, depois de aproveitar seu corpo, te deixou e agora você se sente culpada, impura, sem valor, como se essa marca nunca fosse ser apagada de sua mente. E, na verdade, tudo o que você gostaria mesmo é que aquilo nunca tivesse acontecido.

Bem minha querida, deixa eu lhe dizer algo importante: Sua marca é sua, pois foi você que passou por isso que te faz sofrer tanto, mas você não deve acreditar que você é o que fizeram com você. Você não pode crer que seu valor está diminuído porque alguém usurpou algo seu. Você precisa olhar para essa circunstância e perceber que ela não determina o seu valor.
Para a menina que perdeu sua pureza, Jesus diz que pode fazer novas todas as coisas e que o Seu perdão é uma certeza e não uma esperança. Para a mulher que perdeu seu cônjuge Jesus pode lhe abençoar com um novo amor ou você pode se dedicar a Ele, como se fora o seu marido, e servi-Lo até os últimos dias de sua vida e Ele estará suprindo suas necessidades mais íntimas levando você a dar muitos frutos para o Reino. Para você que foi rejeitado por sua mãe ou pai, Deus diz: Eu serei seu Pai.
Você tem Pai!!!

E se você estiver pensando que foi Deus que te marcou, que esqueceu de você ouça o que ele tem a lhe dizer:
“Mas Sião lamenta: ‘Ora, Deus me abandonou, o Eterno me desamparou!’
E Ele te responde hoje: Haverá mãe que possa esquecer seu bebê que ainda mama e não ter compaixão do filho que gerou? Contudo, ainda que ela se esquecesse, Eu jamais me esquecerei de ti! Eu te gravei nas palmas das minhas mãos; os teus muros estão sempre diante de mim.” Isaías 49:14-16.
E para todas as outras situações Jesus é a resposta.
Eu sei que dói, eu sei que é difícil, eu sei e Deus também sabe. Ele se importa!
Uma das formas mais eficazes de lidar com tudo isso é sendo honesto com Deus e em oração secreta, em seu quarto, dizer pra ele como você se sente. Ele tem o bálsamo para sua dor. Ele te faz um convite hoje:

Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” Mt 11:28/30

No amor de Cristo, Luciana Reis


Comentários

  1. Maravilhoso texto, realmente passamos por situações dificeis na vida, como perda de um ente querido,ou um amor não correspondido e etc..
    Mas encontramos esperança jesus Cristo que suprirá todas as nossas necessidades e angústia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário